China censura exibição do filme "Avatar".















A população chinesa não mais poderá assistir o filme "Avatar" a partir de 23 de Janeiro devido à censores do Estado. A restrição por enquanto se limita somente às exibições 2D do filme, deixando de lado as exibições em 3D. A razão para esta censura (se é que razão e censura podem ser relacionadas) se dá a dois motivos principais:

Em primeiro lugar há o receio de que o filme prejudique a produção cinematográfica chinesa; uma vez que o filme já é campeão absoluto de bilheteria no país - e, dentro de pouco tempo quando da escrita deste post, também será o recordista mundial, superando os filmes "Batman: o cavaleiro das trevas", que faturou 533.33 milhões de dólares; e "Titanic", que faturou 600 milhões de dólares.

O segundo ponto é ainda mais sério, e traz consigo a marca do autoritarismo chinês: o governo teme que muitos cidadãos façam a relação entre a expulsão do povo Na'vi de suas terras no filme, com os numerosos, e comumente brutais, despejos sofridos por chineses que estão no caminho de compradores de propriedades; o que pode fazer com que os cidadãos pensem mais em tais remoções forçadas.

Como seria de se esperar, a popularidade do filme no país após este anúncio cresceu avassaladoramente, uma vez que ninguém quer ficar sem ver um dos filmes mais revolucionários das das últimas décadas.

Eu não sei vocês, mas eu tenho saudade da época que o mundo só tinha que ter medo dos Estados Unidos...

No Response to "China censura exibição do filme "Avatar"."

Postar um comentário